quarta-feira, 22 de julho de 2009

Help

Todo mundo sabe que o leite materno é o melhor alimento para o bebê.
Toda mãe quer o melhor para o seu filho.
Então porque tantas mães não amamentam??

Acompanho blogs maternos, participo de listas de discussão de maternidade, (já não tão ativa como antes, porque me dei conta que a polêmica seja lá qual for, é mais importante do que o que realmente importa, mas filtrando discussões inecessárias consigo aprender coisas novas e valorizar as diferenças), alem disso não consigo evitar de ver um bebê e perguntar pra mãe se ela amamentou e até quando.
Por isso sei que a resposta pra pergunta: porque não amamenta? Pode ser muito extensa.
EU acredito que a falta de informação e apoio é um dos principais fatores pro desmame precoce, mas existem muitos outros.
Cada história é diferente, por isso queria aproveitar a Semana Mundial de Aleitamento Materno, (1 a 7 de agosto) e fazer um pequeno compilatorio de histórias.

Aí entram vocês, queridas amigas…

Se você é a favor da amamentação e quer contar tua história, a gente está aqui pra te ouvir e aprender. Não importa se a tua história não foi tão bem sucedida quanto você gostaria, o que importa é o que você aprendeu com ela, o que faria diferente da próxima vez, e aproveitar o teu aprendizado para informar pessoas que passam pelo mesmo problema que você passou.

Seria legal ter pelo menos umas 7 histórias, uma pra cada dia, e seria perfeito se algumas de vocês blogueiras quisessem aderir a blogagem e divulgar também as histórias.

O que vocês acham? Aceito ajuda e estou aberta a dicas e sugestões.


Ps.: A intenção dessa “mini campanha” não é classificar mães que amamentam e mães que não amamentam. Muito menos julgar, impor nem estipular regras. Sou a favor da amamentação, mas também sou a favor do livre arbítrio consciente.

Mas já que muitas mamães reclamam que falta informação sobre como superar as dificuldades iniciais e tantas outras, quero colaborar com a promoção do aleitamento materno. E por elas, vou escrever minha historia e plantar minha sementinha.

E você quer ajudar?


QUEM QUISER PARTICIPAR DA MINI-CAMPANHA
ENVIAR A HISTÓRIA POR E-MAIL.

joaoastronauta@gmail.com

E publicamos na semana mundial do aleitamento materno. ok?
Mas deixa um recadinho mesmo assim, pra saber quantas histórias podemos contar.

beijos

E MUITO OBRIGADA!!

24 comentários:

Renata disse...

Quero ajudar! Vou colocar lá no blog e tb posso ajudar com a minha história bem sucedida de amamentação! Como eu faço? mando por email? beijinhos Re

Tathy disse...

Quero muito ajudar Flávia. A minha história foi terrível, amamentei somente 1 mês, mas acredito que possa abrir os olhos de muitas mulheres. Bjssss

BLOG DA GRÁVIDA disse...

Quero muito amamentar. Tenho muito medo de não saber, de não fazer direito, de não ter leite, essas coisas todas.
Algumas mães não amamentam por que não conseguem mesmo.Querem, mas não conseguem. Deve ser terrível.
Mas tem mãe que simplesmente não quer. Minha cunhada me disse que amamentou o primeiro filho só alguns meses por que não tinha paciência, por que ficava "presa aos horários da amamentação". Fiquei chocada na hora, mas não disse nada: a decisão é dela, a vida é dela, os peitos são dela, o filho é dela.

maricotinha disse...

Fla, ontem eu chorei na aula de preparaçao ao parto lá no Marenostrum. Era com a especialista em amamentaçao, mas o tema era o papel do pai no parto, no pos-parto. A surpresa foi a visita de uma mae que tinha parido há 5 dias, veio com a peque e o marido porque ela está com problemas na amamentaçao e no hospital disseram que era normal sentir dor. Que horrível, né? Acho que isso é umas das coisas que deve fazer passar a vontade de amamentar. Eu estou aqui me preparando psicologicamente para ser uma mamífera e para ter a informaçao - incluindo o telefone da consultora de amamentaçao e de um grupo de apoio - necessária para fazer desse momento um prazer. Aliás, sem querer alargar muito o comentario, eu chorei porque ela disse que se Deus desse pra ela a oportunidade de repetir uma experiencia antes de morrer ela ia pedir para viver outro parto. Fiquei arrepiada.

Flavia disse...

QUEM QUISER PARTICIPAR DA MINI-CAMPANHA

ENVIAR A HISTÓRIA POR E-MAIL:

joaoastronauta@gmail.com

E publicamos na semana mundial do aleitamento materno. ok?
Mas deixa um recadinho mesmo assim, pra saber quantas histórias podemos contar.

beijos

E MUITO OBRIGADA!!

Paloma, a mãe disse...

Minha história também foi terrível. Demorei muito a superar. Eu era radical da amaentação (como essas dos fóruns que vc cita) e não havia outra opção para a minha filha. Hoje sou COMPLETAMENTE contra estes radiacalismos, porque na hora em que mais precisei de ajuda - e procurei todos os grupos das radicais - não recebi nenhuma resposta, ajuda, dica, nada. Na época, eu não frequentava blogs, não sabia sobre relactação etc.

Thaís Rosa disse...

como sempre, arrasou! adorei a idéia, tô super dentro!!! topo contar minha história e vou aderir à blogagem coletiva lá no blog.
logo mais te escrevo.
bjoca!!!

Letícia Volponi disse...

É claro que topo. Voltei ao trabalho quando a Laura tinha apenas dois meses e meio e ainda assim consegui amamentar até os sete meses. Foi fantástico e é uma das coisas que mais me dá saudade de quando ela ainda cabia apoiada só no meu antebraço...
Quer que mande a história por e-mail?
Vou divulgar no meu blog também.

piscardeolhos disse...

...ai, meu Deus, agora que eu vi que era pra mandar por email? Ih...

LUIZA PASSOS disse...

Flavia...se ainda estiver precisando topo contar minha história de amamentação..Lulu tem 1 ano e 3 meses e ainda mama super!!! Mas tivemos problemas com a introdução alimentar..que por sinal esta totalmente superada..mas muitos colocavam a culpa no peito....(o que eu não acredito)
Beijocas

Cris, mãe dos Lus disse...

Flávia, adorei o blog, já tinha passado aqui algumas vezes. Porém, vou contribuir com a minha história de amamentação, via email.
Sorte na campanha, informação é tudo.
Beijos,
Cris-mãe dos Lus

Roberta disse...

Adorei o blog...vou mandar minha história por e-mail!!

Roberta!

CASA DO CRESCER. O prazer de brincar a alegria de viver!! disse...

Olá, sou nova por aqui e achei a iniciativa bárbara!! Quero muito ajudar. Ainda não tive filhos, porém ,como Fonoaudióloga posso dar minha contribuição. Dicas e orientações são sempre importantes. Caso vcs achem q vale a pena farei com prazer.
Um abraço,
Clarissa Cunha Mello

Bruna & Içara disse...

o inicio da amamentação:

http://yodinha.blogspot.com/2009/01/ningum-me-avisou-que-amamentao-seria-um.html


amamentação exclusiva: http://yodinha.blogspot.com/2009/06/6-meses-amamentacao-exclusiva.html

ESSES SÃO OS MEUS RELATOS. CONTRIBUO COM A MINI-CAMPANHA!

Dani disse...

Flá, também manda rum depoimento meu, sobre o início da amamentação, ainda no hospital (uma realidade de muitas mulheres aqui do interior!).
Beijo!
Outro para o João!

CASA DO CRESCER. O prazer de brincar a alegria de viver!! disse...

Aproveitei e citei vc e a mini campanha no meu blog.
Bjinhos

Cath disse...

Oi! Ainda não tenho histórias para contar, mas como adoro ler sobre amamentação para me informar vou divulgar a campanha de vocês lá no meu blog!
Bjs e chutinhos

Fernanda disse...

Vou mandar meu relato por email. Amamento minha filha de 21 meses, que tem alergia múltipla e eu faço dieta desde que ela tinha 20 dias!

dannah5 disse...

Flavia, postei no meu blog, so q falo muito, nao sei se vai servir, mas de qualquer maneira estou divulgando la a iniciativa!

beijocas e boas ferias!!

Lali disse...

Eu gostaria de ajudar, se ainda der tempo! Estou vivendo um problema oposto, que é na verdade um dificuldade minha,vist que tbém acorreu com meu filho mais velho: Preciso desmamar meu molequinho de 1 ano e 7 meses e não estou cnseguindo! Se interessar a minha história, me avise, por favor!

Marilyn disse...

Eu quero ajudar, e se ainda tiver tempo posso mandar duas histórias de amamentação...

ellyguevara disse...

acabei de enviar 2 links prá ti
bjkzzz

Fernanda disse...

Oi Flavia, postei minha história no blog. Se vc quiser republicar, fica a vontade. Não tive sucesso, mas quero ajudar outras mães a serem mais bem-sucedidas do que eu.

bjs.
Fernanda

Flavia disse...

Fernanda,
não consigo acessar o teu blog.