sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Dani e Nina

"Acho que as enfermeiras que acompanharam os primeiros dias da Nina na maternidade devem se lembrar de mim até hoje.
Moro em uma cidade do interior de São Paulo e por aqui não tem alojamento conjunto para mães e bebês. A gente fica no quarto e os pequenos no berçário, onde são amamentados com leite artificial até que a mãe se recupere do parto, na sua maioria são cesáreos.
Já sabendo disso, pois o papai da Nina é médico, montei um verdadeiro esquema de guerra para conseguir amamentar a pequena, desde suas primeiras horas, com leite materno.
Alistei minha mãe, meu marido, minha irmã, para ficarem de olho na Nina enquanto eu me recuperava da anestesia (sim...também fiz cesárea...mas isso é história para outro dia...) e PROIBI EXPRESSAMENTE E POR ESCRITO o fornecimento de leite artificial para minha filha.
Recebia algumas caras feias por isso, e também fiz cara de brava algumas vezes, mas não desistia: Nina só iria mamar no peito.
E como foi bom quando me trouxeram ela pela primeira vez. Me emociono muito só de lembrar daquela pequenininha ali, mamando, de roupinha branca e laço vermelho no cabelo.
Achei que fosse mais complicado dar de mamá. Mas, não, para mim as coisas correram bem. Ela pegou direitinho logo na primeira mamada e seguiu assim, até o dia que decidiu trocar o peito pela mamadeira.
E este dia foi triste, porque eu não queria desmamar dela.
Confesso que sinto vontade de amamentá-la até hoje. Mas com quase 1 ano, Nina não se interessa mais pelos peitos...apesar de eu sempre oferecê-los para ela. Até ganhei algumas mordidas nos bicos dos seios esses dias!
Amei amamentar.
Não vejo a hora do tempo passar para, daqui uns três anos, eu repetir tudo de novo com o irmãozinho que vamos preparar para a Nina.
Fim.

História enviada por Dani, mãe da Nina de 1 aninho."


*** Interrompemos a programação normal das histórias do SMAM 2009, para mandar um beijo carinhosissímo para a aniversariante mais fofa e linda do dia a Nina.
Parabéns princesa! e Parabéns também pros papais, Dani e Marcão por esta data tão especial. Muitos beijos.
Flavia e João

6 comentários:

Cris, mãe dos Lus disse...

Quanta história linda de amamentação!
Nossa!!
Eu fico sempre emocionada, com as superações, que nós mamães, enfrentamos para amamentar nossos bebês!!
Não existe coisa melhor, na vida!
Bjs, cris - mãe dos Lus

Anonymous disse...

A Flavia tem razão, fui olhar o blog da Dani e a Nina é realmente fofissíma.
Parabéns familia!
Gostei muito desse relato por falar desse ponto tão importante que é as mamadeiras dos hospitais. Futuras mamães, essa dica é de ouro.
estou adorando os relatos.

Andrea

Renata disse...

Amei todo o esquema armado para impedir o leite artificial. Que absurdo já entrarem com fórmula na maternidade, eu heim!!!
beijinhos

Dani disse...

Flá, querida: que presente você me deu heim! Colocar o meu depoimento bem no dia do aniversário da Nina. Eu, que já ando mole, manteiga derretida, me matei de chorar com o seu recado! Obrigada pelo carinho! Beijo e outro enorme no João!

Flavia disse...

Obrigada a você Dani, por enviar tua história.
Queria muito que alguem falasse sobre isso. Aqui na Espanha é muito comum, e os adeptos a amamentação chamamos de "mamadeira pirata", responsavel por muitas histórias de saida do hospital com a lata de formula no braço.
Infelizmente uma boa parte dos profissionais (médicos e enfermeiras) não são instruídos e informados, como deveriam ser, sobre a importancia da exclusividade do peito para uma lactação bem sucedida. E como vc bem falou lá na Thaís, é importante a gente fazer nossa parte e ter a informação na ponta da lingua

beijo

Thaís Rosa disse...

Dani, que guerreira hein! É tão foda a gente pensar em parto e amamentação como uma "guerra", mas é bem isso mesmo... Não é fácil driblar os esquemas dos hospitais (por isso fugi deles para parir... rá!), mas você foi muito firme e empoderada, AMEI. E mais uma vez mostra a importância do apoio da família para a amamentação dar certo.
grande beijo!