sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Fernanda e Pitoco

Quando Pitoco foi entregue a mim para ser amamentado pela primeira vez, a enfermeira me ajudou a encaixar o mamilo na posição correta na boquinha dele, para não me machucar. Ele sugou, sugou, mas não saía quase nada, já que o colostro (este leite inicial) é difícil mesmo de sair. Daí resolvi dar a outra mama, só que sem a ajuda da enfermeira. Deixei que ele pegasse o mamilo sozinho e... machucou! Machucou mesmo! Saiu sangue, ardeu e senti dor, sim. Mas aguentei firme. Ficava pensando: é só no comecinho, depois a dor vai passar. E passava!

Com o tempo, fui aprendendo que a pegada certa é aquela que o mamilo fica bem no meio da boquinha, ele não pega muito nem em cima, nem em baixo. Vai no ponto! Difícil de entender, não? É simples: preste atenção em você e em seu bebê. Veja o que é melhor para os dois e, se no começo parecer difícil, diga para si mesma: é só no comecinho, logo, logo, vai passar e será maravilhoso!

Muitos me falaram isso e aquilo sobre amamentação. Filtrei tudo, prestei atenção em meu bebê e hoje, aos 9 meses, Pitoco mama pelo menos 5 vezes ao dia. E eu adoro! Ele, então... mama até em pé! Eu sento e se colocar o mamá para fora, ele vem e... ZAZ... pega o mamá em pé mesmo. Mas a posição que ele mais gosta é deitado na caminha, eu juntinho, deitada também. Uma posição que os pediatras normalmente não recomendam, mas que caiu como uma luva para nós dois. Por isso, sempre digo que informação é essencial, mas prestar atenção no seu filho e entender suas necessidades particulares, é vital.

Boa mamada para todas!

História enviada pela Fernanda, mãe do Pitoco, do blog Mãe de garoto

5 comentários:

Tathy disse...

Pitos é lindo e vc é uma fofa!!! Linda história de amor. Beijosss

Flavia disse...

Adorei!

E concordo com a Tathy
Pitos é lindo e vc é uma fofa!!!

mais uma vez obrigada por participar.

beijo grande

Thaís Rosa disse...

falou tudo mamãe do pitoco!!! acima da informação tem que estar nossa intuição e percepçào de nossos filhotes, já que cada um é um e não há fórmulas mágicas que funcionem com todos!!
grande beijo

Mãe do Pitoco disse...

Oi, meninas! Vcs é que são fofonas! hehe Adorei poder falar de minha experiência e, só de pensar que pode ter ajudado uma mamãe, já me faz bem. Um beijo em todas e boas mamadas!

Alessandra disse...

Ai, me identifiquei tanto com o teu relato que deu vontade de chorar!

Também adoro deitar com a Isa para dar mamá! :)

Às vezes penso que nos subestimamos, pois sabemos mais do que pensamos. O instinto do bicho-mãe faz toda diferença. Parabéns!!!!!