terça-feira, 4 de agosto de 2009

Maria Tereza e Marina

Tenho acompanhado estes depoimentos e me sinto excluída deste mundo. Assim como a Paloma, NÃO CONSEGUI AMAMENTAR. Também sofri e me fizeram sofrer. Meu caso não foi tão difícil quanto ao dela. Eu não tinha em mente radicalismo da amamentação. E nem achava a mamadeira coisa de mãe desnaturada. Com dez dias de vida, minha filha também não tinha engordado. Chorou de fome por dias. E eu chorava de dor nos seios feridos que sangravam. Este sangue saía nas fezes. Estava nas fraldas. Entretanto a prioridade era do bebê que deveria engordar. E amamentar com dor e sofrimento não fazia bem nenhum. “Antes uma mamadeira feliz que um peito chorando”, conselho de uma tia psicóloga. Meu obstetra disse-me que uma boa mãe não se resume no fato de amamentar ou não. E eu poderia ser uma boa mãe, mesmo sem amamentar. E com isto aliviei-me. E partir daí, meu marido pode me ajudar mais efetivamente. E afetivamente também, pois participou de uma etapa exclusiva materna. É, mamadeira também pode ser dada com muito carinho. E acredite, fez um bem enorme a nós todos.
Longe de mim, fazer apologia à mamadeira. Mas se este for o seu caso, não se culpe e nem sofra. O importante é a serenidade da mãe. A mamadeira exige seus cuidados, esterelização correta, a fórmula específica, etc e tal. As campanhas de amamentação são importantíssimas num país de gente pobre, sem instrução e condições, como o Brasil. E a não amamentação não é uma opção. E se for, não pode ser tratada de maneira preconceituosa. E sim respeitosa.
Hoje minha filha é uma criança saudável com ótima imunidade. E muito muito feliz. E se eu for começar tudo de novo, ainda quero amamentar. E se não der, não deu. Serei feliz do mesmo jeito.

História enviada por Maria Tereza

2 comentários:

disse...

Maria Tereza, seu relato é comum ao ameu mais abaixo. Não consegui amamentar exclusivo, mas forcei até os 5 meses de vida da minha pequena. Eu tb não era radical,mas me senti menos mãe sim por não conseguir dar o peito e ver minha filha se satisfazer apenas com isso, me rendi ao leite artificial. Hj, assim como a sua Marina, minha Pietra é linda e saudável e vi que é muito comum os problemas da amamentação. boa pra frente por que a saúde preenche nossas filhas não é? um bj e fique com Deus!

Paloma, a mãe disse...

Maria Tereza disse tudo quando fala que sofreu e a fizeram sofrer. Porque não basta vc se sentir fracassada, sempre tem uma mãe ou outra pessoa que se sente o ser superior para apontar e te humilhar. Revoltante.