segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Renata e André

"Eu sempre quis ser mãe. Desde criança eu sempre falei que queria ser mãe e quando era adolescente costumava dizer que não sabia se iria me casar um dia, mas que eu seria mãe eu tinha certeza. E eu sempre desejei amamentar... sempre me emocionei vendo mães amamentando e sempre tive o sonho de ter o meu bebezinho no meu colo mamando, com as mãozinhas encostadas em mim.
Desde que eu descobri que estava grávida, minha maior preocupação sempre foi a amamentação. Eu tinha medo de não ter muito leite, de sentir muita dor, medo de, por qualquer motivo, não conseguir amamentar. Eu li muito sobre o assunto, me informei demais, fui ao curso de gestante e conheci o GAMA (grupo de apoio à amamentação) que dá suporte às mães com dificuldade e faz uma super campanha em prol da amamentação e aos poucos foi ficando mais segura de que tudo daria certo.
Então meu pequeno nasceu e todos aqueles medos que eu tinha desapareceram. Eu não sou um daqueles muitos casos de superação das dificuldades...simplesmente porque eu nunca tive nenhuma dificuldade. Meu peito não rachou e não doeu e o André acertou a pega de cara e saiu mamando bem gulosinho desde o primeiro dia. Foi sempre lindo e delicioso, como eu sempre havia sonhado: meu pequeno em meu colo, com a mãozinha encostada em mim e eu olhando para aquele rostinho lindo e pensando em quanto eu estava sendo abençoada por aquele milagre. Sim, porque é um milagre dos mais bonitos o corpo da mãe produzir leite na exata quantidade que o bebê precisa!!!
E ele mamou exclusivamente leite materno até os seis meses, quando começamos a introdução gradativa de outros alimentos. Primeiro as frutinhas e depois a sopinha salgada, sempre sem deixar de lado o leite materno.
A parte física sempre foi ótima e, como já disse, nunca senti qualquer dor ou incômodo. Eu só tive o outro tipo de problema: os palpites. Conforme o pequeno ia crescendo, eu comecei a ouvir que estava na hora de desmamar, que ele estava muito grande pra mamar no peito, que ficaria muito dependente de mim e até que ele não dormia a noite inteira porque o meu leite não sustentava, então que se eu desse uma mamadeira com fórmula, ele ficaria mais satisfeito e passaria a dormir mais.
Tenho confessar que fiquei um pouco dividida, afinal era a minha primeira experiência como mãe e estava ouvindo aqueles conselhos todos de mães mais experientes do que eu. Eu fiquei tentada a desmamar e cheguei a sofrer bastante tentando tomar uma decisão...até que ouvi do meu marido: "se vc estivesse certa de que queria desmamar, você já teria feito isso porque vc é cabeça dura...e se não tomou essa decisão ainda, é porque no fundo quer continuar amamentando!". E ele tinha razão! Então resolvi seguir o meu coração e continuei com a amamentação, já que era tão bom pra mim e melhor ainda pro meu pequeno, que sempre AMOU mamar na mamãezinha! E eu sinceramente nunca me preocupei muito com as noites mal dormidas, porque acredito que ele vai passar a dormir a noite toda no tempo dele!
Eu só posso citar benefícios que amamentação trouxe pra nossa vida: o meu pequeno é uma criança segura, boazinha, feliz, alegre e super independente (dentro da independência que ele pode ter com 1 aninho, é claro!) e nunca ficou doente. E amamentar foi a coisa mais deliciosa que já me aconteceu...é um vínculo lindo, um momento só da mamãe e do bebê, uma troca de carinhos e uma cumplicidade que nunca havia experimentado antes!"

Bom, espero que o meu texto sirva de incentivo às novas mamães, porque amamentar nunca foi um sacrifício pra mim...sempre foi um prazer!

:


História enviada pela Lilata.

8 comentários:

dannah5 disse...

Lindo relato, realmente os palpites sao terriveis, so atrapalham a gente!
Renata, que bom que sua experiencia foi como sonhou, a gente realmente vive por esses momentos!

Beijocas e muito obrigada por compartilhar!

Flavia disse...

Adorei a história da Rê, porque fala da importancia de buscar a informação ANTES dos problemas, insegurança e medos todas nós temos, e a informação nessa hora é uma grande arma para vencer os medos e encarar essa nova experiencia com tranquilidade e confiança de que tudo vai dar certo.
Parabéns Rê pela linda história e por confiar nos teu instinto materno e continuar amamentando apesar dos palpites.

obrigada e um beijo carinhoso pros dois.

Elisabeth Pessoa disse...

"Eles" nunca estão satisfeitos... se vc não amamenta, oh que cruel que não amamenta, e se vc amamenta, ai ainda amamenta...

Seria legal se existissem menos palpites e mais apoio pra qualquer decisão que tenha a mãe.

Linda história!

Renata disse...

Que legal, Fla. Quanto mais, melhor. Fico feliz que tanta gente esteja participando!!!
Beijão, Re

Pati disse...

Que depoimento lind! Acompanhei a fase dos palpites e achei lindo a atitude do Dani!
Bjs para a Flavia pela iniciativa e para a Re pelo depoimento!
Pati

Cris, mãe dos Lus disse...

Que linda a história, que belo iventivo!!

Um beijo, Cris

Estamos Grávidos disse...

Muito legal o relato da Renata, otimista, incentivador e sincero. Eh impressionante como sempre tem pessoas prontas para dar o palpite de que a criança esta grande demais, que eh melhor partir para a mamadeira. Que bom que continuou com o aleitamento e ve o resultado disso no Andre, saudavel, seguro, carinhoso e que nunca ficou doentinho!! Beijos carinhosos!

Thaís Rosa disse...

Re, que ótima sua história, é muito bom que histórias assim sejam divulgadas, porque a gente sempre fica sabendo só das que deram errado, né?
Muito bacana também a postura do seu maridão, super mamífero!!
E essa foto tá demais... afe, que essa smam vai acabar comigo!! delícia!
beijoca