sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Rebeca e João

Informação eu tive de sobra. Minha mãe é enfermeira e trabalhou anos com aleitamento materno, so...e não, ela não ficou dando mil conselhos e enchendo a paciência. Na verdade fui cuidada por uma amiga dela para não termos maiores problemas. Sempre quis parto normal, sempre quis amamentar. O parto normal não deu, João sentou aos 7 meses de gestação e nasceu de 8. Taquipnéia (é assim que escreve?) transitória do récem nascido, 3 dias de UTI neonatal, alimentação via sonda, icterícia. O meu leite desceu e eu fazia a ordenha manual e levava pra ele na UTI. Tomou o colostro mas não tinha fome porque também estava sendo alimentado via sonda. Quando saiu da UTI só queria dormir e as enfermeiras tiravam a roupinha dele (como podiam fazer isso?) e faziam cosquinha no pé para ele pegar o peito. Deu certo. Sapinho, bicarbonato no peito, rachaduras, dor, 1ª mastite, ah! esqueci o refluxo,kkkk. Livre demanda (ele chegou a mamar 15 vezes em um dia!) até 3 meses e aí começamos de 2 em duas horas suspendendo as mamadas de meia noite às 6. Juntou todo o trabalho doméstico, noites mal dormidas, natal e o meu leite quase seca. Descanso, líquido, paciência, 2ª mastite. Quando ele tinha 4 meses e não engordava a pediatra passou complemento de NAN AR e frutas. Eu não quis dar o complemento e dava um copo de NAN por dia, o resto era só peito e frutas. Magrelo até 8 meses e tchanan! Começou a engordar e não parou mais. Levou uma palmadinha na perna e parou de morder o bico dos peito da mamãe que já estavam quase caindo, kkkk. Quando ele tinha 1 ano e 1 mês na hora de mamar já não tinha paciência de esperar o leite descer e ficava irritado, além disso começou a tirar minha blusa em público. Decidi que tinha chegado a hora, conversei com ele e ele só me pediu peito mais 1 vez depois disso. Hoje quando mostro o peito ele ri, tipo, quê isso mãe! Resumo da ópera: amei amamentar apesar de tudo. Não foi fácil, nem a escolha de ficar exclusivamente com ele até hoje, mas...tem sido muito bom.
Agradeço a Deus por ter o privilégio de ter filhos deliciosos e a todos os que me apoiaram no trajeto.


Ps: às mães que estão preocupadas como o peito vai ficar depois de amamentar, prefiro meus peitos agora.

8 comentários:

Flavia disse...

Rebeca,
acompanhei todas as histórias da SMAM e adorei!
Você tocou num ponto importante (pelo menos pra mim) fez livre demanda e com 3 meses suspender a mamada noturna. Como vc conseguiu? Estou gravida de novo e a minha 1ª filha até o 1º ano sempre mamou mais de noite que de dia.
se vc puder me explicar um pouco mais te agradeço. bjs

A foto é realmente linda!

Flavia disse...

Rebeca,
AMEI a foto, tua filhota é a tua cara (como ela chama?)
Obrigada por contar tua história!
beijo pra vocês!!

Priscila Neres disse...

hahahahaha

adorei o finalzinho. meu peito tambem não caiu... mas ficou menorzinho.
(saudades dos peitões).

Que bom que não acabaram as histórias, né?

Rebeca disse...

Vou comentar separado pra num dar briga, tá?
Rita,
Nunca é demais dizer que cada caso é um caso, mas...como o João foi assim. Com 3 meses ele já dormia um tanto bom à noite (coisa que parou de fazer dos 6 aos 10 meses)então não foi assim tão difícil fazer o desmame noturno. Fazia qualquer coisa se ele acordasse mas não dava o peito antes das 6hs. Mesmo porque nessa época ele estava engordando bem e eu sabia que fome não estava passando. Desde essa época ele adaptou muito bem com a rotina mamar, brincar e dormir. Ninguém nunca tinha me falado de rotina mas descobri que para o tipo de personalidade dele foi muito bom. Espero ter ajudado.

Grande abraço

Rebeca disse...

Flávia,

Muitas pessoas falam que a Ana é minha cara mesmo. É interessante o tanto que a gente é misturada apesar dela não ter nascido da minha barriga. Deus me deu a Ana Victória quando ela tinha 6 anos e no próximo mês ela faz 11. É a menina mais deliciosa do planeta e embora a gente não tenha história de aleitamento temos muitas histórias de glamour, high school musical e mundo fashion (ela me ajuda muito no quesito fashion que não é meu forte :)Essa foto foi super espontânea porque quando o João nasceu a gente fazia tudo juntas, dar peito, colocar para dormir com música, kkkk, as bonecas amaram.

Rebeca disse...

Priscila,

Meus peitos também diminuíram o que eu achei maravilhoso porque nunca gostei de ter peitão. Agora, se no 5° filho o peito estiver lá embaixo hoje tem tanta coisa que a gente pode fazer, né? Só não vale deixar de amamentar por causa de questões estéticas como fazem muitas mamães por aí, né? Desculpem essas mamães, mas tive que falar. Bjos

Lis Prado disse...

Rebeca, Concordo totalmente com vc, deixar de amamentar por questões estéticas é o cumulo do egoísmo.
A foto está fofa!

bjs

Pipe & Renatinha disse...

Meninas,
acompanho o blog da Mari e a Rebeca é a minha melhor amiga e me deu a dica pra passar aqui. Passei só pra falar que foi tudo assim mesmo. Mas a Rebs sempre com sorrisão no rosto (ela é linda) e com um bom humor que me faz bem. A Ana Vic é a minha melhor amiga tb. A família é toda linda demais. E agora não desgrudo mais deste blog.
Bjo pra todo mundo