segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Renata e Pietra

Me chamo Renata e tenho uma bebezinha linda de 6 meses. Já começamos o aleitamento errado. No hospital as enfermeiras já introduziram a mamadeira com Leite Artificial. Fui pra casa com o pensamento positivo, e estava devidamente munida de bomba de leite importada, concha de silicone, a melhor pomada cicatrizante para o mamilo. Mas chegando me deparei com uma muralha de confusões: não saber se tinha leite ou não, minha mãe e minha irmã- as maiores protetoras do leite artificial, uma pediatra que estava mais para o lado de minha mãe e de minha irmã. Foi muito difícil e eu vou logo avisar: sucumbi às mamadeiras, mas insisti no peito até minha filha não querer mais de jeito nenhum, e isso aconteceu há duas semanas.
Dar o peito, exclusivamente, é muito difícil quando estamos sozinhas, descabeladas, desconsoladas e desamparadas! Não tive coragem de ver minha filha sem ganhar peso (o que acontece no 1º mês de vida com muitos bebês) e ouvir de uma pediatra (que por sinal troquei no 2º mês de vida) que deixaria minha filha com fome. Dei peito toda vez antes de dar a tão amarga mamadeira, mas minha filha não se satisfazia com o peito, talvez por saber que vinha um leitinho fácil depois do leitinho difícil, ou talvez por ser gulosa mesmo.
Chorei muito nos 4 primeiros meses, por me sentir incapaz, como mãe. Desejei muito amamentar exclusivamente por 5 ou 6 meses, mas amadureci e tenho certeza de que tinha leite, não como algumas mulheres que jorram leite sem parar, mas um leite que sustentaria minha filha, com toda certeza. Estou certa disso, pois até hoje tenho leite no meu peito (quando aperto o mamilo), claro que já está secando, pois minha filha não quer mais de jeito nenhum.
Mas vou ser diferente com o(a) irmãozinho(a) de minha primogênita. A mamãe aqui já vai estar mais preparada para tantas barreiras e desamparo! Vou insistir e persistir neste sonho de amamentar exclusivamente. Nada compensa os olhinhos vivos de um filho mamando no seu peito. Nada!

Beijos e desejo uma amamentação farta e principalmente tranquila às mamães.

História enviada por Renata

2 comentários:

Thaís Rosa disse...

REnata, bacana você contar sua história dessa forma. Mostra que só aprendeu com a esperiência, e isso é o primeiro passo para ser de outro jeito com seu próximo filhote! REalmente é muito difícil amamentar sem apoio profissional ADEQUADO e sem apoio emocional, dos familiares e amigos. Muita gente ainda não confia na amamentação exclusiva... Espero que dê tudo certo na próxima!!!
beijo

disse...

Olha minha história aqui!!! Oi Taís! passei mal bocados - chorava muito nos 4 primeiros meses, mas sozinha é muito difícil quando não somos "vacas leiteiras".. Obrigada pelo carinho!