quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Mari e Alice

:: Amamentação mista e relactação

No primeiro mês a Alice quase não ganhou peso. Magrelinha, parecia um filhote de passarinho. Eu não sei até hoje qual foi o problema, preguiça de fazer força da parte dela ou falta de leite da minha parte (será possível? Meu leite esguichava a cada 2 horas no começo...). O fato é que ela passava hoooooras pendurada no peito e engordava quase nada. Provavelmente uma coisa levou a outra: por não sugar com força, ela não estimulou a produção de leite, aí mamou pouco, aí ficou fracote, aí sugou com menos força ainda, aí o leite diminuiu mais, e assim a coisa foi, num desastroso e lacrimoso efeito bola de neve para mãe e filha. Eu tentei absolutamente tudo pra aumentar o leite: litros de água, chá da mamãe, suco de uva, tintura de algodoeiro, Plasil, Motilium, meditação e reza braba. Neca – eu usava a bombinha e tirava no máximo 10ml. Lágrimas, lágrimas (escondidas - porque eu tenho que manter a minha fama de má!).

Então a médica disse o que eu mais temia: vamos complementar com Nan. Oh God! Nan é o pesadelo das xiitas da amamentação, e eu era uma delas, imaginem o golpe. Derramei mais algumas lágrimas mas me convenci de que era o melhor para a Alice. OK, preparem as mamadeiras que nós vamos botar essa menina na engorda, custe o que custar.

Na primeira mamadeira, ela arregalou os olhos e mamou como se não houvesse amanhã (ui! facada no peito dessa mãe e seu leitinho mirrado). E aí vem a coisa chata: ela resolveu que a mamadeira era muito mais legal que os peitos (claro, o leite vinha com o mínimo esforço) e virou a cara pra eles. Eu já me preparava pra enxugar um dilúvio de lágrimas quando veia da Tatá a dica salvadora: relactação.

É basicamente o seguinte: você usa a mamadeira como copo, coloca dentro do leite um caninho (sonda número 4, comprada em farmácia) e a outra ponta do caninho coloca do lado do bico do peito, dentro da boca do bebê. Ela mama no peito e o leite da mamadeira vem junto. Assim, ó (na falta de foto resolvi dividir com vocês os meus dotes no paintbrush):

quando for pra valer, cuide para que o outro braço esteja apoiando o bebê, ok? achei muito difícil desenhar essa parte...

Assim o bebê não larga o peito, e a sucção ainda ajuda a estimular a produção de leite. Funciona super bem para mães que adotaram e querem amamentar – muitas chegam a ter leite usando essa técnica. Ok, no nosso caso nunca foi uma fartura, mas paciência. Esse pouquinho de leite materno que minha filha mamou deve ter servido pra alguma coisa, porque ela tá crescendo gorducha e saudável. Fora o vínculo, o contato físico e aquela coisa toda que é tão ou mais importante do que o leite em si. Pra mim, a tal sondinha foi fundamental. Aprendam e divulguem, porque muita gente pode precisar dessa dica!

Clique aqui para saber mais (e ver fotos decentes).

::

História roubada da Mari, do Pequeno guia prático para mães sem prática

* Pedi autorização pra Mari pra postar aqui essa super dica. Porque eu, que me achava super entendida do tema, desconhecia totalmente essa técnica até que lí esse post lá no guia prático.
E achei importantíssimo divulgar. Então fica a dica pra encerrar essa semana de campanha.

E falando nela, ela diz que manda beijos e que está quase voltando.

Obrigada e beijos!

5 comentários:

Cris, mãe dos Lus disse...

Nossa, que dica legal!!
Desconhecia totalmente e na verdade não entendi bem ainda.
A sonda vai na mamadeira e na boca do bebê e o bebê suga a mãe? Isso?
Achei fantástico!!
Beijos e linda a sua campanha, Flávia!!
Criativa e de muita ajuda pra muitas mamães!!
Parabéns!!!
Amei todos os relatos, lindos e marcantes.
Obrigada, viu?
Cris

Thaís Rosa disse...

Também fiquei muito surpresa quando li esse post lá no blog da Mari. Achei incrível! Depois vi que muitas mães adotivas usam essa técnica para amamentar, achei ainda mais incrível!
(sem contar que esse desenhinho da Mari é demais, divertido e explicativo!!)
beijocas meninas

BLOG DA GRÁVIDA disse...

Fiquei surpresa quando li essa dica no blog da Mari e fui pesquisar. Daí descobri que muita gente usa esse esqueminha aí e dá super certo. Vivendo, engravidando e aprendendo hehehehe

Passa no blog, tem um selinho especial para você! Bom fim de semana! BEIJO!

Renata disse...

Eu já tinha lido lá no blog da Mari e confesso que tb nunca tinha ouvido falar. Boa dica mesmo.
beijinhos, Re

Flavia disse...

Eu, cheguei aqui no finalzinho, mas já consegui me atualizar. Muito bacana a campanha.
Essa ultima dica é realmente importante, achei um barato as mães adotivas terem essa opção de amamentar.

Bjs.