quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Letícia e Laura

Amamentar a Laura foi como eu esperava? Não! Definitivamente não! Foi muito mais intenso do que isso, embora muito mais curto do que eu gostaria. Acho que a minha história pode ajudar muitas mães que estão voltando ao trabalho e não sabem como continuar amamentando.

A Laura nasceu aos 7 meses e meio de gravidez, mas como tinha uma irmã gêmea era realmente muito pequena, tinha apenas 2,025 kg. Eu cheguei a entrar em trabalho de parto e, por isso, menos de 24 horas depois estava com o peito lotado de leite, mas ela ainda estava na UTI Neo-Natal e amamentar era difícil porque nos primeiros dias ela não tinha muita força, seu peso tinha baixado para 1,7 kg no pós-parto. Foram sete longos dias até ela sair da UTI, mas foram apenas sete dias para ela superar a marca dos 2kg e podermos leva-la para casa. Essa rápida engorda, foi com leite materno.

No entanto, quando ela tinha apenas dois meses e meio e ainda era muito pequena por conta da prematuridade, tive que voltar ao trabalho e deixá-la no berçário. Não queria parar de amamenta-la de forma alguma. O primeiro passo foi conversar com o chefe e explicar a ele que enquanto ela ainda dependesse de mim para se alimentar, eu entraria mais tarde, sairia mais cedo para o almoço e sairia mais cedo no final do dia para intercalar o expediente entre os horários de mamar da Laura. Proposta aceita, comprei uma bombinha elétrica que já esteve emprestada a algumas amigas também e passei a fazer um estoque de leite no congelador.

Foi aí que a Nereide Tolentino, dona da Casa da Vovó, me deu uma super dica: não vamos usar mamadeira para dar o seu leite materno no horário das três da tarde. Hein? Como não? “Vamos usar aqueles copos de aprendizado com bico valvulado que exige que a criança faça força para mamar e evitará que ela deixe de mamar no peito”. Ela me explicou que a mamadeira goteja na boca do bebê e, com isso, ela fica preguiçosa e não vai querer fazer força para mamar no peito.

Adoramos a idéia, compramos os copos e consegui amamentar a Laura até os sete meses, quando realmente com o ritmo de trabalho acelerado e as noites mal dormidas, meu leite diminui até secar e tivemos que aderir ao leite em pó. Foi aí que ela pegou seu primeiro resfriado.

Minhas dicas finais para quem quer amamentar e tem que voltar a trabalhar são:
1) Negocie com o chefe os horários de amamentação e trabalho
2) Procure um berçário pertinho do trabalho para que possa correr até lá nesses intervalos
3) Compre, alugue ou peça emprestado uma bombinha elétrica (a manual não extrai em volume suficiente)
4) Após cada mamada, tire todo o leite de ambos os seios com a bombinha para garantir o suprimento nos momentos em que não conseguir estar presente fisicamente

Por Letícia Volponi
Pelos Cotovelos e Cotovelinhos

4 comentários:

BLOG DA GRÁVIDA disse...

Que história! Que exemplo! Fiquei curiosa pra ver como são esses copos.... tem foto? Beijo!

Flavia disse...

Letícia,

é facil falar da importancia de um aleitamento prolongado, mas imagino que quando a mãe tem que voltar a trabalhar em pouco tempo é bem dificil, conciliar o trabalho com o aleitamento. Você conseguiu, e realmente a dica do copo é importante porque a mamadeira usada muitas vezes para o "complemento" ou até mesmo para o leite materno, atrapalha em muitos casos a amamentação bem sucedida.
obrigada por compartilhar tua história com a gente.

Bjs pras duas.

Letícia Volponi disse...

meninas, há uma série de copos como esses. Eu usava os da Nuby by Kuka que comprava na Alô Bebê, Extra, carrefour.

Tem uma foto aqui nesse link que pode ajudar a identificar:
http://migre.me/4AW3

Bjo

Thaís Rosa disse...

Letícia, que bom que conseguiu amamentar um pouco mais, mesmo voltando a trabalhar tão cedo! E muito bom que esteja compartilhando sua experiência com outras tantas mães que passam por isso também!
A dica do copinho é ótima, foi o que me ajudou muito também na volta ao trabalho! Eu usei um da marca Baby world e depois passamos para os da NUK, que tem o bico um pouco mais macio. Caio nunca usou mamadeira até hoje (será que não vou ter que usar quando desmamar???), se adaptou super bem aos copinhos.
beijocas!