sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Fê e Luiza

Para mim amamentação era um processo natural, que acontecia, a criança nasce e mama. Ponto. E assim vai até quando a mãe acha melhor passar para outro leite. Achava que o normal era até um ano...ou menos!
Quando engravidei comecei a pesquisar também sobre amamentação e a escutar alguns relatos de mães angustiadas, com fissura, pouco leite, dores e etc. Então passei para o estagio de como preparar o seio para a amamentação...era sol, buchinha, até passar limão eu vi..o que eu fiz??? NADA...por preguiça...por falta de onde tomar sol sem blusa..por tudo e por nada...resolvi deixar a coisa acontecer. Só sabia que queria amamentar! Que minha filha mamaria exclusivo até o sexto mês! E que depois eu pensaria em um prazo para ela largar o peito.
Foi durante as pesquisas que eu também percebi que a grande maioria não consegue nem os seis meses exclusivos, muitas tem que complementar e que a maioria é sim levada a acreditar que tem pouco leite, ou leite fraco, assim como muitas são enganadas na hora do parto e lavadas a cesarianas desnecessarias.
Então o que fazer para não ser enganada no quesito amamentação???
Achar um pediatra que REALMENTE acredite e apoie a amamentação, que não venha com história de suquinhos ou frutinhas com 4 meses! Que se a mãe tiver problemas, vai apoia-la, ensina-la exercicíos, massagens, posições que ajudem aumentem a produção e não de cara receitar o leite artificial. E foi isso que eu fiz..a unica coisa, ter um pediatra que entende que a amamentação é muito mais do que apenas alimentar....
Assim que a Luiza nasceu veio para o peito...não mamou de cara...mamou uma hora depois...e ai mamou MUITO, acho que ficou umas duas horas grudada no peito e foi simplesmente PERFEITO.
É claro que nos 15 primeiros dias eu sentia uma dorzinha na hora da pega, mas que logo passava e depois desses 15 dias nunca mais doeu.
A Luiza mamou em livre demanda até 1 ano, foram 6 meses de amamentação exclusiva e nos 6 meses seguintes fui tentando introduzir os alimentos, mas ela não queria nem saber, só queria saber de mamar..mamar...mamar!!! Então foram quase 1 ano de amamentação exclusiva e em livre demanda. Foram muitas tentativas de introdução alimentar, se tivesse me dito que a mãe ficando de ponta cabeça a criança comeria....eu teria ficado...dei comida amassada, triturada, com tempero sem tempero, deixei ela brincar ..se sujar ...e nada de comer.
A parte mais dificil da amamentação para mim foi essa, foi ter que limitar as mamadas, para ela poder comer, pois ELA (e aqui eu quero abrir um parenteses e dizer que muitas crianças mamam em livre demanda e comem super bem) não comia e eu estava ficando muito cansada, pois para ela se satisfazer estava mamando quase que de hora em hora (era uma meninona de 10 kilos).
Então 1 semana após seu aniversário começamos a colocar horarios nas mamadas e um dia antes eu conversei muito com ela a noite, explicando o que eu ia fazer que era para o nosso bem, que eu iria continuar dando mama, mas que ela ia abrir o seu mundo para novos sabores. E para minha surpresa ela começou a comer no dia seguinte, não sei se foi a conversa...mas durante toda aquela manhã ela não pediu para mamar e na hora do almoço comeu um pouquinho...e assim tem acontecido desde então. Não é facil ainda...mas ela come e cada vez que ela come tudo, ou come uma fruta inteira é uma vitória e o mais legal é que ela come coisas bacanas saudáveis, nada de conservantes, corantes, produtos industrializados ou porcariadas, ela come comida DE VERDADE!!!
Quando me questionam se eu não acho que a livre demanda atrapalhou a introdução alimentar, eu até acho que no caso da Luiza possa ter atrapalhado, mas acho também que ela não estava pronta para comer, com 6 meses ela não queria comer...talvez com 8....9 meses...
O que eu sempre digo para as mães que tem esse mesmo problema (crianças que não comem) ...é para sentir a hora certa de fazer a introdução alimentar...6 meses..não é uma data magica que de um dia para outro a criança vai estar pronta para comer..talvez esteja um pouco antes...talvez esteja um pouco depois, eu sentia que a Lu não estava pronta, mas tinha tanta gente fazendo pressão para ela comer alguma coisa..que acabei cedendo. Hoje seguiria meu coração e esperaria mais um pouco.
Para mim a hora da amamentação, é a hora que voltamos para um mundinho só nosso, exclusivo, voltamos para o útero, é um momento de amor, de doação! E hoje, muitas vezes durante a amamentação, ela para de mamar e vem me dar um beijo, assim...do nada...um beijo de agradecimento por aquele momento nosso!
Muitas pessoas me questionam até quando vou amamentar minha filha, a verdade é que eu não sei! Sei que pelo menos até os dois anos eu gostaria que ela mamasse...afinal é o que a OMS recomenda, mas também sei que não vou ter coragem de tirar dela. Espero que ainda demore...ainda quero amamenta-la muito, quero engravidar..ter outro filho e amamentar os dois!

Estou deixando acontecer....na esperança ....que quando estiver pronta....ela me desmame!!!



História enviada pela Fê, a mamãe da Luiza

5 comentários:

Tathy disse...

Fê, vc levantou uma questão muito importate, que é a relação entre amamentação e alimentação/sólidos. O desmame é tmb parte do desenvolvimento da criança, e cada uma se desenvolve no seu tempo, no seu ritmo. Seis meses é um critério padrão, uma média e que deveria ser levado em conta junto com outros aspéctos do desenvolvimento infantil. A sensibilidade da mãe em relação ao bb conta muito, ela melhor do que ninguém o conhece pra saber se é a hora de introduzir alimentos sólidos e bem como se é a hora do desmame. Os palpiteiros é que sempre estão prontos pra colocar as nossas atitudes como mãe em cheque.

Beijossss

Cris, mãe dos Lus disse...

Que importante essa história.
Linda demais, e mas uma vez mostra que tudo tem seu tempo, o bb tem o tempo dele.
Beijos e parabéns! :)

Flavia disse...

Fê,

posso fazer um copy/paste na primeira parte do teu relato pra começar o meu? hahhaha
Se alguem dissesse pra mim, no começo da gravidez que eu amamentaria o meu filho com 20 meses, eu diria que essa pessoa tinha surtado... Mas aqui estou amamentando o meu bebê grandão.
Parabéns pelas escolhas!

um beijo grande

LUIZA PASSOS disse...

Claro Flavia!!!!!
É isso ai meninas...a amamentãção tem muitasssss nuances...cada uma tem dificuldade em uma coisa!! todas temos histórias de amamentação..algumas mais sofridas outras menos..umas mais felizes..outras menos!!!
O importante é conhecer..se informar..e ver o que é possivel dentro do limite de cada um!!!
Beijocas
ADOREIIIII ter participado!!!!
Fla, parabéns pela iniciativa!!!

disse...

Fê, que sonho!!! o desmame é difícil mesmo! boa sorte tá! Minha amamentação foi complementada até 5 meses e minha pequena não quer mamar mais de jeito nenhum...triste né? mas somos mães e somos felizes né?bjs