domingo, 2 de agosto de 2009

Roberta e Noah

Tão bom ver uma discussão construtiva a respeito do tema, né não?
Olha, eu não sei quanto a vocês, mas acho que as dificuldades que podem surgir são mais uma coisa dos primeiros dias.
Uma vez superada essa fase - que passa rápido, prometo - vc já estará beeeeeem mais tranquila.
Também acho que informação é tudo e alguns truques são determinantes pra que a gente não desista.
Vou falar um pouco do que funcionou comigo, sem pretensão alguma, já que não sou especialista.

Uma coisa que me ajudou foi a tal da pomada lansinoh (indicada por uma blogueira fofa informada, eu adoro essas blogueiras!). Ela hidrata e não é nociva ao bebê, os ingleses usam há décadas. A minha foi na bolsa da maternidade.Recomendo!
Se, mesmo com a pomada, rolar uma dorzinha: bico de silicone no peito que está doendo. Assim, quando o bebê for abocanhar aquele mamilo dolorido ( e, cá pra nós, ouch! este é o momento em que muita mulher desiste) o bico de silicone estará fazendo uma camada de proteção no pobre mamilo...Vc vai dar até nome pro tal do bico de silicone, tamanha afeição..
Passados os primeiros dias, sabe o que acontece? O peito vai "calejando" (que horror, mas não achei outro verbo) e a dor some. Juro.
Que mais...o peito, no começo, vai estar muuuuito cheio, Pammela Anderson de sutian de amamentação... Comigo funcionou tirar um pouco com as mãos. Parece esquisito se vc nunca tentou, portanto vc pode querer mandar seu marido pra fora do quarto, ja que a cena pode ser forte demais pro pobre rapaz. Ordenha mesmo, mas funciona. O peito ainda está muito cheio? Compressa de água FRIA (a quente estimula mais ainda a produção de leite, nããããão!!!!!!)
Não caia na tentação de esvaziar o peito com a maquininha, pois ela também estimula a produção!
Bom, esses são conselhos práticos.
Um conselho de caráter mais emocional é: PENSE QUE VAI DAR CERTO, PENSAMENTO POSITIVO, O PERRENGUE VAI PASSAR. Amamentar é incrível, pelo tempo que vc conseguir, é uma experiência lindíssima.

Meu relato seria incompleto se eu não atribuísse créditos ao meu pediatra, que nos deixou juntinhos desde logo após o parto, que impediu qualquer profissional da maternidade de oferecer qualquer coisa que não viesse da minha fonte e que, principalmente, me falava “respira fundo Roberta” cada vez que eu ligava chorando e dizia que estava exausta, que o Noah mamava de meia em meia hora e que eu não aguentava mais. Escolher um pediatra que apoie o aleitamento materno: esse talvez seja o conselho mais importante de todos.

Eu sou tão babaca que até hoje me pego chorando quando vejo a carinha do meu filho no meu peito.
E olha que ele já está com 9 meses.

Vale a pena. Go girl!


A Roberta do blog Piscar de olhos, fez esse comentário láááááá no post HELP e não resisti e coloquei aqui como relato.
Dicas valiosas, com bom humor, pra fechar com chave de ouro o 3º dia da mini-camapanha.
E essa foto? geeeeente!
Linda!

5 comentários:

Paloma disse...

Fla, te mandei o meu relato pelo mail aqui do blog. Acho a discussão super importante. bjo
Paloma e Isa

piscardeolhos disse...

Hahaha, valeu, Flávia!
Esse foi o segundo dia de vida do bichinho. Eu lembro como se fosse ontem, ele mamou, deitou ali e ficou. E daí me deu uma vontade louca de fazer xixi, mas eu fiquei me segurando por horas, só pra não tirá-lo dali. Eu nem me mexia, só pra guardar aquele segundo pra sempre.
Ai, que mãe é tudo besta.
Parabéns pela Campanha. Adorei a realidade dos relatos e tenho certeza que a sua iniciativa vai ajudar muita gente.
Um beijão!

Anonymous disse...

que foto linda!

Moni disse...

Estou me perdendo no meio de tantos relatos interessantes.Amanhã colocarei a minha leitura em dia.
Uma coisa já tenho como certa:amamentação será uma das matérias mais estudadas quando estiver grávida.

Bjos

Thaís Rosa disse...

Roberta, adorei o relato, como a Flávia já disse, cheio de dicas ótimas e com muito bom humor!! Eu também usei a Lancinoh, e recomendo muito, já passei para muitas grávidas amigas. Sobre os peitos da Pamela Aderson... hahaha! o que me aliviou durante esse momento inicial de dores e peito cheio foi um amigo bem humorado, que tem dois filhos, e chamava isso de "momento Malibu" (sabe, aquele seriado americano em que todas as mulheres são loiras e tem peitos enoooooormes???) - eu me acabava de rir!!!
Sobre a ordenha... ao invés de mandar meu marido para fora do quarto, eu pedia para ele me ajudar a ordenhar... hahaha... o que o amor não faz, hein... amor é cego, eu garanto!
beijão